Pola

Sou uma paulistana apaixonada pela Itália e pela Toscana. Desde a primeira vez que conheci esta terra encantadora, 20 anos atrás, sempre tive a sensação de que em algum momento já tinha feito parte da sua história. Sou engenheira civil formada pela USP e vim para a Itália nos anos 90 a trabalho. Morei no Vale d’Aosta e no Piemonte por 10 anos e desde que cheguei em Florença não resisti ao seu fascínio e iniciei um percurso de estudos sobre história e arte que culminou com o diploma para trabalhar como guia Turística Oficial em Firenze e na Toscana.

Viajar e conhecer novos lugares, pessoas, perfumes e sabores sempre foi o meu hobby preferido, e como Guia quero compartilhar a minha paixão pela Arte e pela riquíssima cultura italiana transformando a experiência de viajem dos meus Clientes em um momento inesquecível.

Minha proposta

Como guia oficial em Florença e na Toscana proponho um trabalho de exclusividade para meus clientes, adaptando o passeio ao estilo, tempo e interesses de cada um, ou seja, são tours personalizados e privativos. Trabalho com muita seriedade pois sei que a sua viagem é muito especial para você e, portanto, também para mim. Adoro meu trabalho e amo a cidade que escolhi para viver e quero lhe passar tudo isso para que no final fique aquela sensação gostosa de vontade de voltar àquele lugar para ver o que faltou ou mesmo rever algo que gostou muito (ops…. não somente rever mas também comer ou beber) Conte comigo para planejar o seu tour em Florença e na Toscana.

Minha Firenze

Quando temos hóspedes normalmente preparamos as refeições em casa – meu marido é fiorentino e adora cozinhar – mas se formos a um restaurante a nossa preferência é Antica Trattoria Omero (http://www.ristoranteomero.it/it), lugar aconchegante com uma cozinha bem toscana mas um pouquinho mais refinada, seja no serviço que na apresentação dos pratos. Nós escolhemos sempre entre os pratos do dia porque com certeza são aqueles com os ingredientes da estação. Se for no almoço peça a mesa perto da janela, a vista é maravilhosa!

E para tomar sorvete a Gelateria dei Medici na piazza Beccaria é a campeã aqui de casa! Experimente a crema Medici. http://www.gelateriademedici.com

Perto da sorveteria tem o Mercato di Sant’ambrogio um lugar bem fiorentino, com uma feira ao ar livre pela manhã e com os açougues, mercadinhos e restaurantes dentro do mercado. Aproveite para tomar um cappuccino no Caffè Cibreo ali do lado ou fazer compras de produtos orgânicos na C.BIO (www.cbio.it). E por falar no Cibreo… o chef Fabio Picchi comanda algumas casas na mesma esquina, além do Caffè e do C.BIO tem um Restaurante e uma Trattoria, todos com o mesmo nome. O restaurante Cibreo é a nossa escolha para as comemorações familiares, é uma cozinha toscana mais elaborada, eu amo!! Além disso o cardápio não é escrito mas recitado por uma simpática senhora que sentada em um banquinho ao nosso lado e declara uma espécie de poesia, mas que na verdade são os pratos e seus ingredientes. Huummm fico com agua na boca esperando o próximo aniversario. http://www.cibreo.com

Já estava esquecendo… além dos restaurantes o chef tem um teatro, sempre pegado aos restaurantes, onde o jantar é servido até as 21hs na forma de um bufet, delicioso por sinal. Às 21hs toca um sino e todas as mesas são retiradas, é o sinal para o inicio do espetáculo que pode ser de musica ou se você der sorte e entender italiano pode rir bastante com a esposa do chef que é uma cômica engraçadíssima.

Como eu estou sempre no centro à trabalho ou estudo, na hora do almoço eu paro rapidinho para comer um sanduiche ou uma pizza dependendo de onde estiver. Por sorte na Italia a street food já existe há séculos e é uma tradição comer sentado em alguma escadaria ou em bancos nas praças mais charmosas e românticas do mundo. A “pizza al taglio”, como dizem aqui quando se come a pizza em pedaços, eu só como na Divina Pizza (https://www.ladivinapizzafirenze.it) , a fermentação natural, os ingredientes fantásticos e a simpatia dos donos são imbatíveis.

Já para um delicioso e bem recheado sanduiche o melhor endereço é ir à via dei Neri 74/R, All’Antico Vinaio (http://www.allanticovinaio.com/it/) . O único problema é que ficou tão famoso que as filas são enormes. Se der sorte de encontrar um horário mais tranquilo não perca a ocasião.

Com uma irmã padeira, a Papoula, eu não poderia deixar de dar uma dica de uma padaria que adoramos a S. Forno via Santa Monaca, 3r www.santobevitore.com  fica no coração do bairro mais boêmio da cidade o Oltrarno, além dos pães e sanduíches deliciosos o passeio até lá já é um programa.

E fora de Firenze…

Amo a Costa degli Etruschi!! Neste pedacinho de terra eu me sinto em casa. Tem praia, campo e montanha, produção de azeites, vinhos e produtos agrícolas além de um microclima maravilhoso. Não por acaso os Etruscos já povoavam este lugar desde o sec. VI ac.

As cidades mais bonitas são Bolgheri, Populonia, Baratti, Campiglia Marittima, Isola d’Elba, Suvereto, Castagneto Carducci, Massa Marittima. Pode escolher uma das localidades para se alojar e dali visitar as outras pois todas são muito próximas num raio de 20km.

Neste site você pode conhecer melhor: http://www.costadeglietruschi.it/ Última dica é para os velejadores (meu marido é um deles): o arquipélago toscano é um parque composto por 7 ilhas, com águas cristalinas e portos antigos que abrigam pequenos burgos e restaurantes maravilhosos. Já viajamos muito com o nosso veleiro, mas continuo achando que é o pedaço mais charmoso do mediterrâneo. Quem quiser mais dicas me escreva! (http://www.isoledellatoscana.it)

Minhas indicações

acesso restrito

Minhas indicações

acesso restrito